dicas para aumentar a vida útil do sistema de escapamento

5 formas de aumentar a vida útil do sistema de escapamento do carro

A falta de manutenção do sistema de exaustão do automóvel pode causar ruídos excessivos, aumentando, assim, o consumo de combustível. Corrosões na lataria também são comuns, assim como a quantidade de poluentes lançados no meio ambiente através do escapamento do carro.

Por isso, a utilizar peças de qualidade e realizar a manutenção constante no automóvel, o motorista tem muito mais chances de prolongar a vida útil do sistema de escapamento.  Uma peça em boas condições ajuda o sistema de exaustão a direcionar os gases para a parte traseira do veículo, atenuando o nível de ruído do motor e transformando os gases nocivos em menos poluentes.

No Brasil, a maioria dos sistemas de escapamento são formandos pelas seguintes partes: coletor, catalisador, silenciador intermediário e silenciador traseiro. Com simples dicas você conseguirá manter todo o sistema em perfeito estado, garantindo segurança e economia.

Dicas para ajudar a melhorar o sistema de escapamento do carro

1.      Abasteça com combustível confiável

Abastecer o veículo em postos de combustível confiáveis garante que você não estará recebendo um produto adulterado. O combustível adulterado pode causar grandes problemas para o sistema de escapamento. Isso porque os solventes que muitas vezes são misturados à gasolina, ou água colocada no álcool, ajudam a corroer as peças metálicas do escapamento.

2.      Tenha uma boa direção

Ter atenção redobrada em estradas, ruas e avenidas pode ajudar a manter o bom funcionamento do sistema de escapamento do seu carro. Isso porque muitas vezes algumas peças do sistema são danificadas pelo forte impacto em um quebra-molas ou buracos. Um simples trincado pode evoluir para uma rachadura maior, comprometendo as partes metálicas.

3.      Evite deixar o carro na garagem

Automóveis que são pouco utilizados ou que passam mais tempo na garagem têm mais chances de ter os silenciadores danificados mais rápido. Isso ocorre devido à inércia do veículo, que causa o acúmulo de umidade no sistema. Normalmente, essa umidade é eliminada pelo aquecimento do motor, o que não acontece quando o carro anda pouco ou não anda.

4.      Só instale peças originais

Ao colocar uma nova peça, escolha sempre as originais e de marcas conhecidas pelas montadoras. Nunca faça adaptações. A colocação de um silenciador errado ou qualquer mudança no curso do sistema de exaustão pode danificar outras peças que estão em boas condições.

5.      Nunca se esqueça da manutenção

Velas, filtros e o sistema de injeção devem estar em bom funcionamento para não prejudicarem o sistema de exaustão do carro.  Esses componentes devem ser revisados e trocados conforme a orientação de cada montadora.
Com todas essas dicas fica bem mais fácil conseguir aumentar a vida útil do sistema de escapamento do seu carro, certo? Para conferir mais instruções dos nossos especialistas, acesse nossa página do facebook!