carro-estrada-vidro-embacado

Descubra como evitar vidros embaçados no carro em dias de chuva

No verão, época mais quente do ano, a incidência de chuva é muito maior, o que dificulta a vida de pedestres e motoristas. No carro, a maior dificuldade enfrentada são os vidros embaçados, que dificultam a visão e podem até causar acidentes.

O embaçamento ocorre porque, em dias de chuva, a temperatura dentro do automóvel fica maior do que a de fora e, combinado ao vapor de água que sai junto com a nossa respiração, cria o efeito de condensação no vidro.

Isso significa que, com vidros fechados e pouca circulação de ar, a temperatura dentro do carro se eleva, e a externa, devido à chuva, diminui. Quando a água em estado gasoso encosta no para-brisa, ela volta em estado líquido, formando gotículas e água e embaçando os vidros do carro.

Mas então, o que fazer quando você estiver no trânsito e o vidro embaçar? Confira algumas dicas da Jacar:

Evitando vidros embaçados com ar-condicionado

O ar-condicionado ainda é a melhor opção para evitar que os vidros do carro se embacem. Essa é uma das suas funções mais importantes dentro do veículo. O ar condicionado é eficiente porque sua finalidade é puxar o ar úmido de dentro do veículo, mantendo o ambiente com uma temperatura adequada e com os vidros limpos.

Existem pessoas que não são fãs do ar condicionado, seja pelo fato de aumentar o consumo de combustível ou porque não se adapta a temperaturas mais baixas. Para essas pessoas, a Jacar separou outra dica que também é eficaz contra vidros embaçados.

Mistura milagrosa para evitar vidros embaçados

Coloque um pouco de detergente sem cor em um pedaço de pano ou papel e espalhe pelo para-brisa do veículo e nos demais vidros e espelhos. Isso ocorre porque o detergente quebra a tensão superficial da água. Dessa forma, as gotículas de vapor ficam impedidas de se acumular no vidro.

Agora que você já sabe como evitar vidros embaçados em seu automóvel, vai poder pegar a estrada nesse verão bem mais tranquilo! Além dessas, você já usou alguma técnica diferente para desembaçar os vidros do seu carro? Conta pra gente nos comentários!